O Corinthians anunciou nesta quarta-feira a contratação do treinador Demétrius para o próximo NBB. O novo comandante alvinegro chega no Parque São Jorge com a missão de construir uma nova filosofia de jogo a partir de um elenco recheado de jovens.

Demétrius como treinador

O agora comandante da equipe do basquete corinthiano tem uma enorme experiência à beira da quadra. Demétrius iniciou sua carreira de técnico  na equipe do Limeira, em 2010, quando conquistou o campeonato paulista. Seu segundo desafio como treinador foi no Minas, onde esteve a frente da equipe por uma temporada. 

Seu auge, porém, veio quando o técnico assumiu a equipe do Bauru, em 2015, sendo campeão do NBB 9, vice-campeão do NBB 8 e vice da Liga das Américas de 2016. No ano passado, Demétrius também conduziu o Bauru ao título inédito da Interligas. O treinador também foi assistente técnico da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 2012 e 2016 e no Pan-Americano de 2015, conquistando a medalha de ouro com o Brasil.

Jogador multicampeão

Demétrius Conrado Ferracciú, 47 anos, iniciou sua história no basquete nas categorias de base da Associação Luso Brasileira, em Bauru, no interior de São Paulo. Em 1992, já na sua jornada como jogador profissional, defendeu as cores do Franca, onde conquistou 7 títulos; dois sul-americanos, 3 brasileiros e dois paulistas. 

No final dos anos 90, Demétrius atuou pelo Vasco da Gama em mais uma passagem recheada de conquistas. Foram três sul-americanos, dois brasileiros, um campeonato carioca e um vice-mundial diante do poderoso San Antonio Spurs, de Tim Duncan, em 1999.

No Telemar/Rio de Janeiro, o novo treinador do Corinthians ainda conquistou mais um brasileiro e um campeonato carioca, deixando as quadras, em 2006, com seis títulos nacionais no currículo. 

Demétrius na seleção

Demétrius foi multicampeão também defendendo a camisa da seleção brasileira. O ex-armador conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos em duas oportunidades (1999 e 2003). Além de três conquistas do Sul-Americano (1993, 1999 e 2003). 

Passagem pelo Corinthians/Mogi

O novo treinador do Timão já passou pelo clube. Em 2003, o Corinthians iniciou uma parceria com o Mogi para a equipe profissional de basquete e Demétrius estava no elenco ao lado do experiente Fúlvio e outros atletas que defenderam a camisa da seleção brasileira. 

Demétrius em sua passagem pelo Corinthians/Mogi




Foto: Luiz Pires/LNB






Postagem Anterior Próxima Postagem